quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Alimentação para bebê com virose

0

Para recuperar o organismo debilitado por alguma virose, nada melhor do que muita hidratação e uma dieta equilibrada, de fácil absorção e digestão.
Hidratação e alimentação rica em ferro são fundamentais para a recuperação dos pacientes que contraíram alguma virose, e até dengue.
Evita quedas de pressão e a evolução da doença, embora outros fatores possam estar envolvidos nesse processo.
1) A dieta deve ser leve e de fácil digestão e absorção, uma vez que as pessoas apresentam mudança em sua flora intestinal, com o crescimento de organismos patogênicos, devido ao estado febril;
2) Uma boa alimentação à base de frutas e hortaliças variadas e carnes magras é imprescindível para aumentar a resistência imunológica e manter o organismo nutrido;
3) O consumo de alimentos ricos em ferro (carne vermelha magra, por exemplo), além de frutas e sucos ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão) são importantes para aumentar a absorção de ferro pelo organismo, caso o doente esteja com um quadro de anemia;
4) Hidratação é fundamental. E além do soro aplicado ambulatorialmente, é preciso beber muita água para hidratar o corpo e fazer repouso. Recomendam-se também a ingestão regular de soro caseiro, sucos de frutas, chás em geral e água de coco;
5) Pessoas sem apetite devem ser estimuladas a ingerir muito líquido e consumir pequenas porções de alimentos a cada duas ou três horas.
Suplementos também ajudam
Complementos alimentares enriquecidos com vitaminas e minerais são excelentes também para ajudar os doentes a recuperar o estado nutricional que se encontra debilitado. Eles podem ser dissolvidos em leite, caldos, sucos, e geralmente são muito bem aceitos por pessoas sem apetite.

Fonte: iTodas
Edição: F.C.
03.04.2008

BEBÊ COM VIROSE O QUE FAZER?

0

Olá mamães!Nos ultimos dias estou nesse dilema,meu bebêzinho esta doentinho com virose,que sofrimento.
Tudo começou a alguns dias atrás,fiu visitar uma amiga que estava com o bebê doentinho(com virose)e inevitavelmente o matheus pegou começou com vomito que evoluiu para diarréia e febre,levei ele duas vezes no médico,pois não melhorava,o médico me disse que para as viroses não há medicação o própio corpo reage contra o virus,então é só esperar hidratar o bebê,com liquidos,sucos e uma alimentação leve.Eu pesquisei sobre virose na net e vou postar logo a baixo um informativo para todas as mamães que como eu não possuem muitas informações sobre eesse assunto.

Narizinho entupido, tosse, espirros, dor de garganta, diarréia, vômito e até febre. Ela chegou: a primeira virose. A época em que os bebês mais sofrem com as infecções virais é a chamada estação da gripe, que aqui no Brasil vai de abril a agosto. E o principal motivo não é a baixa temperatura, mas sim a aglomeração de pessoas em locais de pouca ventilação. Cenário perfeito para a rápida proliferação dos vírus.

“O bebê está protegido das doenças virais mais comuns, como as respiratórias, até os seis meses. Isso porque os anticorpos da mãe são transmitidos pela placenta e também durante o aleitamento”, afirma o pediatra Evandro Roberto Baldacci.

A maior incidência de viroses em bebês ocorre quando a mãe volta ao trabalho e o pequeno vai para o berçário. Além de ter iniciado o desmame exatamente nesse período, a criança passa a ter contato com outras e assim com vários tipos de vírus. Nesse momento, é muito natural a percepção de que todo problema é virose, devido à sua grande incidência.

As viroses mais comuns são as respiratórias, como o resfriado e a gripe. Outro risco para os bebês são as viroses intestinais, e para essas o cuidado deve ser redobrado por conta da desidratação. Mas com o tratamento adequado e aguardando entre 3 e 10 dias, tudo volta ao normal na vida do bebê e na sua também.

Vários tipos de vírus

Nas viroses respiratórias, três tipos de vírus são considerados os grandes vilões. O rinovírus, responsável pelos resfriados, apresenta mais de 100 subtipos. E isso significa que ficar curado de um resfriado não protege contra outro. Já o influenza é o famoso causador da gripe, com sintomas parecidos aos do resfriado, porém bem mais intensos. Há ainda o VRS (vírus respiratório sincicial), que causa infecções como a bronqueolite, cujos sintomas são semelhantes aos da bronquite, e atinge crianças de até 2 anos. Esse trio pode fazer estragos na saúde do pequeno se não houver tratamento adequado.

Cabe investir em atitudes preventivas. “Adultos e crianças, por exemplo, precisam ter cuidado ao beijar o bebê. Caso estejam doentes, com gripes, resfriados ou outras viroses, o carinho ficará para depois”, alerta o pediatra.

Há também aqueles vírus que além de causarem o mal-estar típico da gripe promovem verdadeiras revoluções no aparelho digestivo, ou seja, além da dor no corpo, nariz escorrendo e febre, o bebê poderá vomitar e ficar com diarréia. Nesse primeiro ano de vida, o adenovírus é um dos mais freqüentes e causa infecções respiratórias e intestinais. Os sintomas não são nada leves e podem gerar conjuntivite, diarréia, vômitos e dor de garganta.

Mas no quesito virose intestinal, nenhum é mais temido do que o rotavírus. Ele é responsável por infecção intestinal aguda e pode contagiar os bebês rapidamente. É transmitido por via oral, por meio de água e alimentos contaminados. O risco é maior em locais sem as condições sanitárias adequadas. Mas vale lembrar que o rotavírus também pode ser transmitido pelo ar e por contato físico. Os sintomas são febre, diarréia, cólicas e vômitos. Em casos mais graves, e quando não há tratamento, o rotavírus pode levar à morte por desidratação. ^
Tratamento
Quando o assunto é virose, o tratamento é voltado para amenizar os sintomas. Assim, medicamentos antitérmicos e antiespasmódios – que evitam enjôo e vômito – são os mais usados. Outra atitude importante é manter o bebê bem hidratado, tanto no caso de viroses respiratórias como intestinais, para não correr o risco de desidratação.

Antibiótico, nem pensar. “Apenas em infecções virais graves é necessário um medicamento específico. O ideal é sempre procurar o pediatra e deixar as receitas caseiras de lado”, afirma o dr. Baldacci.

A prevenção de alguns desses vírus pode vir com a vacinação. Contra a influenza, que causa gripe, a vacina é bastante eficaz, mas apenas os bebês acima de seis meses estão liberados para tomá-la.



Fonte:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1052-15327-3,00-VIROSES+EM+BEBES.html